Dicas para uma boa noite de Sono

sono lu

Uma boa noite de sono é sinônimo de qualidade de vida e essencial para uma vida mais saudável.

E não há nada melhor do que uma noite bem dormida, não é mesmo? Além de acordar com muito mais ânimo, ela é fundamental para a manutenção da saúde. Noites mal dormidas diminuem a nossa imunidade e nos deixam frágeis, suscetíveis a doenças oportunistas como gripe, por exemplo. Quando dormimos pouco, ficamos mal-humorados e não temos um bom desempenho no trabalho e ainda aumentamos de peso.

A ergonomia do sono estuda a postura de melhor conforto para uma boa noite de sono sem queixas de dor, cansaço e indisposição no dia seguinte.

E você sabia que dormir de bruços, apesar de ser muito bom logo que a gente deita, gera um baita desconforto ao levantar? Quem nunca acordou com dor no ombro e torcicolo? Sensação de formigamento, o braço pesado… sem falar em um enorme cansaço ao longo do dia, mesmo tendo dormido horas o suficiente?

Isso ocorre pois, quando dormimos de barriga para baixo, ou ainda de lado e meio de bruços, comprimimos, torcemos, estiramos uma infinidade de estruturas por longos períodos, e o fazemos por noites e noites seguidas, provocando dores e, com o passar do tempo processos inflamatórios e contraturas musculares.

Mas não se assuste, pois tudo isso é simples de resolver! Com pequenas mudanças de hábito na hora de dormir resolvemos o problema.

COMO FAZER A MUDANÇA DE HÁBITO

A mudança não é brusca quando fazemos a escolha do travesseiro correto, que deve ser sim mais alto do que aquele mais baixinho que muita gente gosta.

Como eu sei a altura ideal do meu travesseiro?

A medida de cada um é individual!  Para saber a altura ideal é só medir desde o ossinho do ombro (bem na pontinha) até o lóbulo da orelha (aquela parte mais mole onde vai o brinco). Assim, quando deitamos de lado nossa coluna está alinhada. O tempo de adaptação com o novo travesseiro pode levar até um mês, portanto não desista!

Para quem dorme de lado meio bruços ou bruços mesmo: usamos também um travesseiro de corpo, que nos dá o conforto de dormir nesta posição, mas protege nosso ombro e nossa coluna.

Tenha uma boa noite de sono!

foto lu

 

Luciana Peter

Fisioterapeuta e Ergonomista

LPL –  Consultoria em Saúde Empresarial